Quem somos

Quem somos
Nós somos o grupo de alunos da 4ª série C da Escola Estadual Amélia Moncon Ramponi, temos um professor muito legal que se chama Daniel e com ele nós aprendemos sobre diversos assuntos que nos tornam mais experientes e responsáveis com o mundo que nos cerca.

Porque criamos este blog

Porque criamos este blog
Toda sexta-feira a nossa turma participa de um momento diferente que se chama Ateliê Digital, que é uma parceria da nossa escola com o Instituto Eurofarma.

Neste ateliê, aprendemos a entrevistar, fazer reportagens, trabalhar com máquina fotográfica, gravador, computador e, além disso, aprendemos também que a internet é uma ferramenta muito importante para a comunicação, desde que os conteúdos publicados sejam interessantes, inteligentes e criativos.

Para colocar em prática tudo que aprendemos resolvemos criar este blog, assim podemos compartilhar nossos estudos e experiências escolares.

15 de ago. de 2011

Comunicação por cartas

             Atendendo aos pedidos, iniciamos esta nova postagem direcionando para nossa Língua Portuguesa, os meios de comunicação escrita e algumas atividades para aperfeiçoamento do nosso vocabulário.

Carta
            Buscando no dicionário da Língua Portuguesa (Aurélio), carta é o meio de comunicação manuscrita ou impressa, endereçada a uma ou várias pessoas. Então podemos verificar que dentro deste conceito existem vários tipos de cartas: comercial, pessoal, formal, informal, de amor, de despedida, argumentativa, ao leitor, resposta. Esta forma de comunicação existe desde que o homem necessitou passar as informações à distância ou, mais precisamente, desde as inscrições rupestres, as quais eram cartas em forma de símbolos.
            Aqui no Brasil, temos a carta-registro de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal Dom Manuel I, relatando o descobrimento das novas terras.
            Inicialmente iremos tratar sobre a carta pessoal, que usamos quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos e familiares. Mesmo sendo pessoal esta carta possui uma estrutura básica para uma melhor compreensão do destinatário, como veremos a seguir:

·         Local e data: Nome da cidade, dia, mês e ano em que a carta está sendo escrita.
·        Destinatário: Para quem a carta é escrita (pode vir acompanhado por uma saudação).
·        Assunto: Temas tratados na carta, o que se pretende comunicar ou responder.
·         Despedida: Cumprimento final.
·        Assinatura ou remetente: Nome de quem está escrevendo a carta.
            Como podemos ver não é complicado, então já podemos começar a exercitar escrevendo para um amigo ou familiar.


       Nesta nova etapa estamos postando algumas informações sobre carta, agora como leitor de algum jornal ou revista.
A carta do leitor
       Você já observou que nos jornais e revistas há um espaço reservado para que a opinião dos leitores seja publicada?
        Estamos falando das cartas dos leitores, as quais mostram opiniões e sugestões; debatem os argumentos levantados nos artigos e fazem críticas a respeito; trazem perguntas, reflexões, elogios, incentivos, etc.
        Para o leitor é o meio de expor seu ponto de vista em relação ao assunto lido, para o veículo de informação é uma arma publicitária para saber o que está agradando a opinião pública.
        Não há regras estabelecidas para se fazer uma carta no estilo “carta do leitor”, a não ser as que já são preconizadas, ou seja, recomendadas ao escrevermos a alguém: especifique o assunto e seja breve; trace previamente o objetivo da carta (opinar, sugerir, debater); escreva em uma linguagem clara, precisa e nunca faça uso de palavras de baixo calão, pois sua carta não será publicada!
        O objetivo do leitor ao escrever uma carta para um jornal da cidade ou uma revista de circulação nacional é tornar pública sua ideia e se sentir parte da informação. A carta do leitor é tão importante que pode ser fonte para uma nova notícia, uma vez que ao expor suas considerações a respeito de um assunto, o destinatário pode acrescentar outros fatos igualmente interessantes que estejam acontecendo e possam ser abordados.
        Deve-se ter muito cuidado ao redigir uma carta, pois será lida por muitas pessoas. Por isso, revise o texto e observe com atenção se há clareza nas frases, se os períodos não estão muito longos e se não há repetições de ideias ou palavras, se há erros de pontuação e grafia.
        Importante: Não se preocupe apenas em dizer o que pensa, o que acha, mas dê seu ponto de vista sempre explicando com muita cautela, e se expuser fatos, tenha certeza que são verdadeiros.
         A carta do leitor é uma maneira de fazer parte da opinião pública!

Carta 1

Carapicuíba, 31 de março de 2009.

Revista Recreio,
Em primeiro lugar queremos parabenizar a todos que trabalham na produção de uma revista tão legal. Somos alunos da Escola Estadual Professora Marise da Costa Corrêa de Oliveira e adoramos ler todas as edições que chegam aqui na escola. Achamos tudo muito colorido e há seções divertidíssimas.
Nossa professora aproveitou a seção de curiosidades da revista para propor uma atividade para nós. Toda segunda-feira temos a roda das curiosidades e ela sempre lê uma da revista, e assim vamos aprendendo uma série de coisas diferentes.
Por isso, decidimos escrever para a revista. Estamos curiosos para saber como é feito o lápis de escrever e de colorir. Será que vocês podem responder esta questão?
             Aguardamos resposta.
Alunos 2º ano B

Carta 1 – Publicada

Toda segunda-feira nossa professora lê uma curiosidade da edição na sala de aula e assim aprendemos uma série de coisas diferentes.
Adoramos!
2º ano B EE Profª Marise da Costa Correa de Oliveira
Carapicuiba - SP


Carta 2
  Observe agora como as cartas foram publicadas

Carta 2 - Publicada (Jornal Correio Popular, 9 de agosto de 2011)

a)    A carta foi publicada do mesmo modo que foi escrita?
b)    O conteúdo da carta foi mantido?
c)    O que mudou?
d)    Por que vocês acham que a carta mudou?

O QUE TODA CARTA DEVE TER E O QUE PODE TER?

Data: deve ter não importa onde na carta ( inicial ou final);
Local: pode ter;
Indicação do destinatário: deve ter;
Fórmula de introdução ( prezado editor): pode ter;
Núcleo da carta: deve ter;
Fórmula de despedida: pode ter;
Identificação do leitor: deve ter: lugar, profissão do leitor, e-mail, telefone, endereço, RG: depende do veículo.

No núcleo da carta deve ter referência a matéria, informando o leitor sobre qual matéria esta sendo escrito.
Deve ter a posição do leitor sobre a matéria (contra ou a favor).
Deve ter a presença da sustentação da posição (justificativa).
O encerramento pode ter.
Deve ter: É obrigatório informar no momento que estiver fazendo a carta.
Pode ter: Esta parte da carta não é obrigatório informar, sendo opcional esta informação.

Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas são as três classificações possíveis para a palavra quanto à posição da sílaba tônica.
O que é sílaba? É o conjunto de um ou mais sons pronunciados numa única emissão de voz.
Ex.: Bra-sil = duas emissões de voz, então, duas sílabas.
Para facilitar a classificação da sílaba tônica, (mais forte), vamos contar as sílabas de trás para frente. Assim, na palavra Brasil a sílaba pronunciada com mais força é “sil”, ou seja, a última sílaba ou a primeira de trás para frente, então, esta palavra é oxítona.
Oxítona: é quando a sílaba mais forte da palavra é a última ou a primeira de trás para frente. Ex.: por-tu-guês, a sílaba mais forte é “guês”, ou seja, a última sílaba. (1ª sílaba de trás para frente).
Paroxítona: é quando a sílaba mais forte da palavra é a penúltima ou a segunda de trás para frente. Ex.: in-con-sis-ten-te, a sílaba mais forte é “ten”, ou seja, a penúltima sílaba. (2ª sílaba de trás para frente).
Proparoxítona: é quando a sílaba mais forte da palavra é a antepenúltima ou a terceira de trás para frente. Ex.: pa-ra-le-le-pí-pe-do, a sílaba pronunciada com mais força é “pí”, ou seja, a antepenúltima sílaba. (3ª sílaba de trás para frente).

Atividades

Separe e classifique quanto à posição da sílaba tônica as palavras:
rubrica          espelho          econômico          economicamente          oposição          escândalo          brilhantina          projeto          abrupto          opção          advogado          psicologia
Grupo que produziu o vídeo: Vitor Romário, Márcio Gustavo, Letícia Ferreira, Washington Araújo, Natália Silva, Renan Matheus.

7 comentários:

s disse...

FOI LEGAL APRENDER MAIS E MAIS DE FAZER CARTA FOI MUITOOOOOOOO LEGALLLLLLLLLLL

Samuel disse...

FOI MUITO LEGAL APRENDER MAIS E MAIS DE FAZER UMA CARTA FOI MUITOOOOOOOOOO LEGALLLLLL

kailene disse...

É foi legal mesmo, foi divertido e um pouquinho complicado mais valeu a pena.

Anônimo disse...

carta e muito dificio fazer para mandar la dos estadosunido para ca eu ja morei la poriso eu sei

Anônimo disse...

e ai tudo bem professor daniel como vao as coisas por ai estou vendo que estao apren dendo carta mande um abraco para a emyling.

Gabi Paro Artes disse...

Obrigada por manterem VIVA a alma dessa Escola...valorizá-la é o melhor que podiam fazer.
Eu amo essa ESCOLA!!!
Nela eu estudei, fiz amizades para toda uma vida e ainda mais mais...adiquiri muito conhecimento.

bjs e parabéns,

Gabi

Beatriz disse...

gostei muito de aprender sobre carta de leitor foi super legal aprender com o prof Daniel...