Quem somos

Quem somos
Nós somos o grupo de alunos da 4ª série C da Escola Estadual Amélia Moncon Ramponi, temos um professor muito legal que se chama Daniel e com ele nós aprendemos sobre diversos assuntos que nos tornam mais experientes e responsáveis com o mundo que nos cerca.

Porque criamos este blog

Porque criamos este blog
Toda sexta-feira a nossa turma participa de um momento diferente que se chama Ateliê Digital, que é uma parceria da nossa escola com o Instituto Eurofarma.

Neste ateliê, aprendemos a entrevistar, fazer reportagens, trabalhar com máquina fotográfica, gravador, computador e, além disso, aprendemos também que a internet é uma ferramenta muito importante para a comunicação, desde que os conteúdos publicados sejam interessantes, inteligentes e criativos.

Para colocar em prática tudo que aprendemos resolvemos criar este blog, assim podemos compartilhar nossos estudos e experiências escolares.

28 de jun. de 2011

Universo ao meu redor

Neste estudo procuramos mostrar a importância deste tema, considerando que devemos parar e pensar a respeito das ações humanas que têm provocado prejuízos enormes ao nosso planeta. E sendo assim, nada mais pertinente do que aproveitar o ambiente escolar para um espaço de discussão a respeito das nossas atitudes cotidianas.
Usamos por base o guia do “Programa Ler e Escrever”, dando início ao tema “Universo ao meu redor”, onde inicialmente tratamos dos desequilíbrios provocados pelo homem como: Efeito estufa; Chuva ácida; Desertificação; Biodiversidade; O que é ecossistema? O que é erosão? Buscando ampliar nossos conhecimentos sobre as causas e consequências, bem como a necessidade de mudança em nossos hábitos.
Neste trabalho os alunos procuraram mostrar seus conhecimentos prévios sobre o tema e buscaram pesquisar sobre o assunto para responder as perguntas sugeridas pelo “Programa Ler e Escrever”, onde as respostas foram discutidas e chegadas a um consenso.

A Terra está mesmo doente?
Sim, devido a tanta poluição, desmatamento, extinção dos animais..., e as consequências são terremotos, tsunami, furacão, sintomas aumentados pela degradação da natureza.

Entre o texto apresentado pelo programa e as “Doenças da Terra”, explicar cada tópico:
“Efeito estufa”
Devido ao “engrossamento” da camada de gases, a temperatura do planeta esta cada vez mais alta, e as consequências são: animais perdendo seu habitat, aumento do nível do mar, queimadas e desmatamento, animais em extinção, derretimento de geleiras, diminuição da água que bebemos. As ações que aumentam esta situação são as queimadas, fumaça expelida pelos carros e fábricas, materiais orgânicos em decomposição (lixo) etc. O que podemos fazer para evitar é: não derrubar árvores, não poluir os rios, não matar os animais, economizar energia, água, alimentos, folhas de papel etc.

“Áreas férteis transformadas em desertos”
 Com isso nossas áreas para plantio dos alimentos ficarão escassas, os alimentos dos animais também serão prejudicados, atrapalhando sua reprodução e posterior extinção.

“Florestas devastadas”
Precisamos das árvores para respirar, resfriar a temperatura do nosso planeta, situações essências para nossa sobrevivência.

“Plantas e animais ameaçados de extinção”
Sem os animais nossa fauna ficará desequilibrada, porque cada animal depende do outro para sobreviver e com as plantas a mesma coisa, pois cada planta tem sua função no ecossistema, um auxiliando o outro para a manutenção do equilíbrio ambiental.

“Rios, lagos e mares poluídos”
Com os rios e lagos contaminados faltará água e alimentos, fundamental para a vida em nosso planeta. A água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo, o uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural. Os principais fatores de dano aos rios, mares,  lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

“O que é a chuva ácida e o que podemos fazer para evitar este fenômeno?”
Chuva, neve ou neblina com alta concentração de ácidos em sua composição, para diminuir é preciso usar combustíveis alternativos ou a utilização de carvão com menor teor de enxofre.

“Defina o fenômeno desertificação e as principais causas.”
O fenômeno consiste na perda da produtividade biológica e econômica do solo de uma região. As principais causas são o desmatamento, o mau uso da terra e o uso excessivo de agrotóxicos.

“Explique o termo biodiversidade.”
O termo biodiversidade abrange toda a variedade das formas de vida, espécies e ecossistemas em uma região ou em todo planeta. Como não é distribuída uniformemente pela Terra, ela é maior em ambientes com abundância de luz solar, água doce e clima mais estável.

“Por que o Brasil é considerado megabiodiverso?”
O Brasil é considerado megabiodiverso, pois possui 70% das espécies vegetais e animais do planeta.

“O que é ecossistema?”
É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, micro-organismos e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera mantém entre si. Todos os elementos que compõem o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si.

“O que é erosão?”
A erosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem. A erosão faz com que apareçam no terreno atingido sulcos, que são pequenos canais com profundidade de até 10 cm, ravinas, que têm profundidade de até 50 cm, ou voçorocas com mais de 50 cm de profundidade.

Ravinas (fonte: redin.lec.ufrgs.br)

Voçorocas ( fonte:projetomariadebarro.org.br)

Um comentário:

Samuel disse...

O TRABALHO UNIVERSO AO MEU REDOR FOI MUITO LEGAL A CAPA TODO