Quem somos

Quem somos
Nós somos o grupo de alunos da 4ª série C da Escola Estadual Amélia Moncon Ramponi, temos um professor muito legal que se chama Daniel e com ele nós aprendemos sobre diversos assuntos que nos tornam mais experientes e responsáveis com o mundo que nos cerca.

Porque criamos este blog

Porque criamos este blog
Toda sexta-feira a nossa turma participa de um momento diferente que se chama Ateliê Digital, que é uma parceria da nossa escola com o Instituto Eurofarma.

Neste ateliê, aprendemos a entrevistar, fazer reportagens, trabalhar com máquina fotográfica, gravador, computador e, além disso, aprendemos também que a internet é uma ferramenta muito importante para a comunicação, desde que os conteúdos publicados sejam interessantes, inteligentes e criativos.

Para colocar em prática tudo que aprendemos resolvemos criar este blog, assim podemos compartilhar nossos estudos e experiências escolares.

4 de out. de 2011

Matemática

Um pouco de conceito?
Multiplicação: 1. Ato ou efeito de multiplicar. 2.Arit. Operação aritmética, que consiste em repetir um número, chamado multiplicando, tantas vezes quantas são as unidades de outro, chamado multiplicador, para achar um terceiro que representa o produto dos dois. 3.Repetir (um número) tantas vezes quantas são as unidades de (outro).
Na sua forma mais simples a multiplicação é uma forma simples de se adicionar uma quantidade finita de números iguais. 
Vejamos:
2 x 5 = 5 + 5 ou 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 10
O resultado da multiplicação de dois números é chamado produto e os números que estão sendo multiplicados são chamados de fatores.
Vejamos:
15 x 7 = 105, onde o 15 e 7 são os fatores e o 105 é o produto.
Quadro da tabuada




JOGO COM TABUADA
Para começar a testar seus conhecimentos sobre tabuada, que tal um jogo chamado Labirinto da Tabuada.
Esse jogo foi indicado pela revista Nova Escola e é bem legal.
http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?209_tabuada-2.swf
fonte: finamat.blogspot.com

18 de set. de 2011

Regiões brasileiras

O Brasil é um país extenso e possui muitas características diferentes. Para administrar um país tão extenso e diverso, é preciso conhecer estas características, assim como os problemas. Para facilitar a divulgação e análise dos dados pesquisados , o Brasil é dividido em regiões, cada uma reunindo estados ou municípios com algumas características em comum. A divisão mais usada atualmente foi criada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1969. A atual regionalização do IBGE divide o Brasil em cinco regiões: Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os critérios considerados foram os aspectos econômicos e naturais que os estados têm em comum, respeitando sempre os limites dos estados.
(Fonte: Aprender Juntos Geografia, Leda Leonardo da Silva. Edições SM, 2ª edição, São Paulo, 2008.)


Região Centro-Oeste

Compõe-se dos estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. Possui um território de 1 604 852 km2 (18,9% do território nacional). Sua população é de cerca de 12 milhões de habitantes.

Região Nordeste

Compõe-se dos estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Possui um território de 1 556 001 km2 (18,2% do território nacional), dentro dos quais está localizado o Polígono das secas. Sua população é pouco superior a 50 milhões de habitantes.

Região Norte

Compõe-se dos estados: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins. Possui um território de 3 851 560 km2 (45,2% do território nacional), e uma população pouco superior a 14 milhões de habitantes – o que faz dela a região com menor densidade demográfica.

Região Sudeste

Compõe-se dos estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Possui um território de 927 286 km2 (10,6% do território nacional). Sua população é de cerca de 77 milhões de habitantes.

Região Sul

Compõe-se dos estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Possui um território de 575 316 km2 (6,8% do território nacional) e sua população é de mais de 26 milhões de habitantes.

Os limites das regiões sempre coincidem com limites de estados, não havendo estados que se espalhem por duas regiões.
A área correspondente ao estado de Tocantins (integrante da região Norte), por ter sido originária do desmembrado de Goiás (Centro-Oeste), foi a última alteração na delimitação das regiões brasileiras.

Neste contínuo estudo sobre as regiões brasileiras, seguiremos com mais algumas informações sobre a Região Sudeste, que teve a colaboração da aluna Kailene.

        O Sudeste é formado pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Por ser a região com maior desenvolvimento econômico do Brasil, suas cidades atraem pessoas de todo o país e do mundo. Assim,no Sudeste é grande a presença de aspectos culturais de todas as regiões brasileiras e de vários países.
       Hoje no Sudeste predominam as paisagens alteradas pelo ser humano. Originalmente, porém, a Mata Atlântica recobria toda a região. Sua devastação começou no século XVI, com a exploração do pau-brasil, depois com a derrubada da mata para pastagens e cultivos e, mais tarde, com a construção de cidades.
       Atualmente, projetos de preservação buscam conter o desmatamento e recuperar parte dessa vegetação, rica em espécies vegetais e animais.
        Nas atividades rurais, o Sudeste destaca-se com a agricultura moderna e o extrativismo mineral. O estado de São Paulo, por exemplo, é uma das mais ricas regiões agrícolas do mundo, com especial destaque para a produção de laranja, cana e soja, enquanto Minas Gerais é um grande produtor de café. No extrativismo, destacam-se as produções de pretróleo, no Rio de Janeiro, e minério de ferro e manganês, em Minas Gerais.
        As indústrias, que começaram a ser instaladas em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro no início do século XX, são uma importante atividade econômica do Sudeste. Ainda hoje a região concentra a maior parte das indústrias brasileiras.
        A partir da década de 1970, porém, incentivadas principalmente por benefícios concedidos pelo governo federal, muitas indústrias saíram do Sudeste para se instalar em outras regiões, sobretudo Norte e Nordeste. A partir daí, nas grandes cidades do Sudeste passaram-se a desenvolver mais intensamente o comércio e os serviços, hoje as principais atividades econômicas da região.
Grandes cidades do Sudeste
        Devido ao desenvolvimento econômico alcançado, o Sudeste é a região com maior número de habitantes do país. Atraídas pela possibilidade de conseguir emprego ou busca de serviço especializados, sobretudo nas áreas de saúde e educação, muitas pessoas migraram de outras regiões, especialmente no Nordeste, para as grandes cidades do Sudeste.
        No entanto, o rápido crescimento do número de habitantes dessa cidades nem sempre foi acompanhado do aumento de moradias, instalação de redes de água e esgoto, construção de escolas, hospitais e outros serviços. Além disso, com a mudança de muitas indústrias para outras cidades e o uso cada vez maior de máquinas nas diversas atividades econômicas, houve redução dos postos de trabalho, aumentando o desemprego. Com isso, ampliaram-se as desigualdades sociais e a violência nas grandes cidades  do Sudeste.
Saiba mais
São Paulo é a maior cidade do Brasil e uma das maiores do continente americano. A vida nessa cidade é intensa. O movimento de pessoas e veículos é grande tanto durante o dia quanto à noite. Isso se deve à enorme variedade de atividades e eventos que existem na cidade.
(Fonte: Aprender Juntos Geografia, Leda Leonardo da Silva. Edições SM, 2ª edição, São Paulo, 2008.)

fonte: www.redebrasileira.com/mapas
Região Nordeste

          A região Nordeste é formada pelos estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Todos eles são banhados pelo oceano Atlântico e, com exceção do Piauí, os outros estados têm sua capital no litoral.
          Na região predominam a vegetação de Caatinga e o clima semiárido, com um longo período do ano sem chuva. Por causa disso, há muitos rios temporários no Nordeste.
          Elementos fortemente presentes na cultura nordestina, como a capoeira, o frevo, o hábito de comer tapioca, o repente e muitos outros que eram considerados típicos da região, estão presentes em todo país, devido principalmente à migração de nordestinos para outras regiões.
         Repente: Também conhecido como desafio, é uma disputa poética cantada. Os repentistas estabelecem um duelo de improvisação, respondendo às perguntas ou provocações do adversário. No intevalo entre a pergunta e a resposta, é executado um pequeno trecho musical.
Fonte: Tou Tube ( Davi e Daniel)

(Fonte: Aprender Juntos Geografia, Leda Leonardo da Silva. Edições SM, 2ª edição, São Paulo, 2008.)

15 de ago. de 2011

Comunicação por cartas

             Atendendo aos pedidos, iniciamos esta nova postagem direcionando para nossa Língua Portuguesa, os meios de comunicação escrita e algumas atividades para aperfeiçoamento do nosso vocabulário.

Carta
            Buscando no dicionário da Língua Portuguesa (Aurélio), carta é o meio de comunicação manuscrita ou impressa, endereçada a uma ou várias pessoas. Então podemos verificar que dentro deste conceito existem vários tipos de cartas: comercial, pessoal, formal, informal, de amor, de despedida, argumentativa, ao leitor, resposta. Esta forma de comunicação existe desde que o homem necessitou passar as informações à distância ou, mais precisamente, desde as inscrições rupestres, as quais eram cartas em forma de símbolos.
            Aqui no Brasil, temos a carta-registro de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal Dom Manuel I, relatando o descobrimento das novas terras.
            Inicialmente iremos tratar sobre a carta pessoal, que usamos quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos e familiares. Mesmo sendo pessoal esta carta possui uma estrutura básica para uma melhor compreensão do destinatário, como veremos a seguir:

·         Local e data: Nome da cidade, dia, mês e ano em que a carta está sendo escrita.
·        Destinatário: Para quem a carta é escrita (pode vir acompanhado por uma saudação).
·        Assunto: Temas tratados na carta, o que se pretende comunicar ou responder.
·         Despedida: Cumprimento final.
·        Assinatura ou remetente: Nome de quem está escrevendo a carta.
            Como podemos ver não é complicado, então já podemos começar a exercitar escrevendo para um amigo ou familiar.


       Nesta nova etapa estamos postando algumas informações sobre carta, agora como leitor de algum jornal ou revista.
A carta do leitor
       Você já observou que nos jornais e revistas há um espaço reservado para que a opinião dos leitores seja publicada?
        Estamos falando das cartas dos leitores, as quais mostram opiniões e sugestões; debatem os argumentos levantados nos artigos e fazem críticas a respeito; trazem perguntas, reflexões, elogios, incentivos, etc.
        Para o leitor é o meio de expor seu ponto de vista em relação ao assunto lido, para o veículo de informação é uma arma publicitária para saber o que está agradando a opinião pública.
        Não há regras estabelecidas para se fazer uma carta no estilo “carta do leitor”, a não ser as que já são preconizadas, ou seja, recomendadas ao escrevermos a alguém: especifique o assunto e seja breve; trace previamente o objetivo da carta (opinar, sugerir, debater); escreva em uma linguagem clara, precisa e nunca faça uso de palavras de baixo calão, pois sua carta não será publicada!
        O objetivo do leitor ao escrever uma carta para um jornal da cidade ou uma revista de circulação nacional é tornar pública sua ideia e se sentir parte da informação. A carta do leitor é tão importante que pode ser fonte para uma nova notícia, uma vez que ao expor suas considerações a respeito de um assunto, o destinatário pode acrescentar outros fatos igualmente interessantes que estejam acontecendo e possam ser abordados.
        Deve-se ter muito cuidado ao redigir uma carta, pois será lida por muitas pessoas. Por isso, revise o texto e observe com atenção se há clareza nas frases, se os períodos não estão muito longos e se não há repetições de ideias ou palavras, se há erros de pontuação e grafia.
        Importante: Não se preocupe apenas em dizer o que pensa, o que acha, mas dê seu ponto de vista sempre explicando com muita cautela, e se expuser fatos, tenha certeza que são verdadeiros.
         A carta do leitor é uma maneira de fazer parte da opinião pública!

Carta 1

Carapicuíba, 31 de março de 2009.

Revista Recreio,
Em primeiro lugar queremos parabenizar a todos que trabalham na produção de uma revista tão legal. Somos alunos da Escola Estadual Professora Marise da Costa Corrêa de Oliveira e adoramos ler todas as edições que chegam aqui na escola. Achamos tudo muito colorido e há seções divertidíssimas.
Nossa professora aproveitou a seção de curiosidades da revista para propor uma atividade para nós. Toda segunda-feira temos a roda das curiosidades e ela sempre lê uma da revista, e assim vamos aprendendo uma série de coisas diferentes.
Por isso, decidimos escrever para a revista. Estamos curiosos para saber como é feito o lápis de escrever e de colorir. Será que vocês podem responder esta questão?
             Aguardamos resposta.
Alunos 2º ano B

Carta 1 – Publicada

Toda segunda-feira nossa professora lê uma curiosidade da edição na sala de aula e assim aprendemos uma série de coisas diferentes.
Adoramos!
2º ano B EE Profª Marise da Costa Correa de Oliveira
Carapicuiba - SP


Carta 2
  Observe agora como as cartas foram publicadas

Carta 2 - Publicada (Jornal Correio Popular, 9 de agosto de 2011)

a)    A carta foi publicada do mesmo modo que foi escrita?
b)    O conteúdo da carta foi mantido?
c)    O que mudou?
d)    Por que vocês acham que a carta mudou?

O QUE TODA CARTA DEVE TER E O QUE PODE TER?

Data: deve ter não importa onde na carta ( inicial ou final);
Local: pode ter;
Indicação do destinatário: deve ter;
Fórmula de introdução ( prezado editor): pode ter;
Núcleo da carta: deve ter;
Fórmula de despedida: pode ter;
Identificação do leitor: deve ter: lugar, profissão do leitor, e-mail, telefone, endereço, RG: depende do veículo.

No núcleo da carta deve ter referência a matéria, informando o leitor sobre qual matéria esta sendo escrito.
Deve ter a posição do leitor sobre a matéria (contra ou a favor).
Deve ter a presença da sustentação da posição (justificativa).
O encerramento pode ter.
Deve ter: É obrigatório informar no momento que estiver fazendo a carta.
Pode ter: Esta parte da carta não é obrigatório informar, sendo opcional esta informação.

Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas são as três classificações possíveis para a palavra quanto à posição da sílaba tônica.
O que é sílaba? É o conjunto de um ou mais sons pronunciados numa única emissão de voz.
Ex.: Bra-sil = duas emissões de voz, então, duas sílabas.
Para facilitar a classificação da sílaba tônica, (mais forte), vamos contar as sílabas de trás para frente. Assim, na palavra Brasil a sílaba pronunciada com mais força é “sil”, ou seja, a última sílaba ou a primeira de trás para frente, então, esta palavra é oxítona.
Oxítona: é quando a sílaba mais forte da palavra é a última ou a primeira de trás para frente. Ex.: por-tu-guês, a sílaba mais forte é “guês”, ou seja, a última sílaba. (1ª sílaba de trás para frente).
Paroxítona: é quando a sílaba mais forte da palavra é a penúltima ou a segunda de trás para frente. Ex.: in-con-sis-ten-te, a sílaba mais forte é “ten”, ou seja, a penúltima sílaba. (2ª sílaba de trás para frente).
Proparoxítona: é quando a sílaba mais forte da palavra é a antepenúltima ou a terceira de trás para frente. Ex.: pa-ra-le-le-pí-pe-do, a sílaba pronunciada com mais força é “pí”, ou seja, a antepenúltima sílaba. (3ª sílaba de trás para frente).

Atividades

Separe e classifique quanto à posição da sílaba tônica as palavras:
rubrica          espelho          econômico          economicamente          oposição          escândalo          brilhantina          projeto          abrupto          opção          advogado          psicologia
Grupo que produziu o vídeo: Vitor Romário, Márcio Gustavo, Letícia Ferreira, Washington Araújo, Natália Silva, Renan Matheus.

28 de jun. de 2011

Universo ao meu redor

Neste estudo procuramos mostrar a importância deste tema, considerando que devemos parar e pensar a respeito das ações humanas que têm provocado prejuízos enormes ao nosso planeta. E sendo assim, nada mais pertinente do que aproveitar o ambiente escolar para um espaço de discussão a respeito das nossas atitudes cotidianas.
Usamos por base o guia do “Programa Ler e Escrever”, dando início ao tema “Universo ao meu redor”, onde inicialmente tratamos dos desequilíbrios provocados pelo homem como: Efeito estufa; Chuva ácida; Desertificação; Biodiversidade; O que é ecossistema? O que é erosão? Buscando ampliar nossos conhecimentos sobre as causas e consequências, bem como a necessidade de mudança em nossos hábitos.
Neste trabalho os alunos procuraram mostrar seus conhecimentos prévios sobre o tema e buscaram pesquisar sobre o assunto para responder as perguntas sugeridas pelo “Programa Ler e Escrever”, onde as respostas foram discutidas e chegadas a um consenso.

A Terra está mesmo doente?
Sim, devido a tanta poluição, desmatamento, extinção dos animais..., e as consequências são terremotos, tsunami, furacão, sintomas aumentados pela degradação da natureza.

Entre o texto apresentado pelo programa e as “Doenças da Terra”, explicar cada tópico:
“Efeito estufa”
Devido ao “engrossamento” da camada de gases, a temperatura do planeta esta cada vez mais alta, e as consequências são: animais perdendo seu habitat, aumento do nível do mar, queimadas e desmatamento, animais em extinção, derretimento de geleiras, diminuição da água que bebemos. As ações que aumentam esta situação são as queimadas, fumaça expelida pelos carros e fábricas, materiais orgânicos em decomposição (lixo) etc. O que podemos fazer para evitar é: não derrubar árvores, não poluir os rios, não matar os animais, economizar energia, água, alimentos, folhas de papel etc.

“Áreas férteis transformadas em desertos”
 Com isso nossas áreas para plantio dos alimentos ficarão escassas, os alimentos dos animais também serão prejudicados, atrapalhando sua reprodução e posterior extinção.

“Florestas devastadas”
Precisamos das árvores para respirar, resfriar a temperatura do nosso planeta, situações essências para nossa sobrevivência.

“Plantas e animais ameaçados de extinção”
Sem os animais nossa fauna ficará desequilibrada, porque cada animal depende do outro para sobreviver e com as plantas a mesma coisa, pois cada planta tem sua função no ecossistema, um auxiliando o outro para a manutenção do equilíbrio ambiental.

“Rios, lagos e mares poluídos”
Com os rios e lagos contaminados faltará água e alimentos, fundamental para a vida em nosso planeta. A água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo, o uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural. Os principais fatores de dano aos rios, mares,  lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

“O que é a chuva ácida e o que podemos fazer para evitar este fenômeno?”
Chuva, neve ou neblina com alta concentração de ácidos em sua composição, para diminuir é preciso usar combustíveis alternativos ou a utilização de carvão com menor teor de enxofre.

“Defina o fenômeno desertificação e as principais causas.”
O fenômeno consiste na perda da produtividade biológica e econômica do solo de uma região. As principais causas são o desmatamento, o mau uso da terra e o uso excessivo de agrotóxicos.

“Explique o termo biodiversidade.”
O termo biodiversidade abrange toda a variedade das formas de vida, espécies e ecossistemas em uma região ou em todo planeta. Como não é distribuída uniformemente pela Terra, ela é maior em ambientes com abundância de luz solar, água doce e clima mais estável.

“Por que o Brasil é considerado megabiodiverso?”
O Brasil é considerado megabiodiverso, pois possui 70% das espécies vegetais e animais do planeta.

“O que é ecossistema?”
É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, micro-organismos e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera mantém entre si. Todos os elementos que compõem o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si.

“O que é erosão?”
A erosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem. A erosão faz com que apareçam no terreno atingido sulcos, que são pequenos canais com profundidade de até 10 cm, ravinas, que têm profundidade de até 50 cm, ou voçorocas com mais de 50 cm de profundidade.

Ravinas (fonte: redin.lec.ufrgs.br)

Voçorocas ( fonte:projetomariadebarro.org.br)

17 de jun. de 2011

Sem árvores... Sem oxigênio!

Olá pessoal,
Estamos estudando um assunto triste... O desequilíbrio que o homem vem provocando na natureza... Estão transformando áreas férteis em desertos, devastando florestas, poluindo rios e mares, jogando substâncias tóxicas no ar que respiramos... Sem falar na extinção de espécies de animais e plantas... Enfim, são tantos os problemas decorrentes da falta de cuidado do homem com o Planeta que já não dá mais para continuar assim.
Sem árvores, não teremos mais oxigênio e não poderemos respirar... Então, não sobreviveremos.

Vejam este vídeo e, por favor, não deixem que isso aconteça com o nosso Planeta Terra!

Reportagens: 1_A planta algodão 2_A jardinagem da nossa escola

* Série de mini reportagens sobre os espaços da escola, produzidas pelos alunos da 4ª série C. 

1- A planta algodão
Grupo: As meninas super poderosas


2 - A jardinagem da escola
Grupo: Estrelas do Universo

Reportagens: 3_A quadra e a vegetação da nossa escola 4_Nossos lugares preferidos da escola

* Série de mini reportagens sobre os espaços da escola, produzidas pelos alunos da 4ª série C.

3 - A quadra e a vegetação da nossa escola
Grupo: O Santuário 

4 - Nossos lugares preferidos da escola
Grupo: Os moleques maneiros 

Reportagens: 1_Os livros ensinam muito 2_A brinquedoteca

* Série de mini reportagens sobre os espaços da escola, produzidas pelos alunos da 4ª série C. 

1 - Os livros ensinam muito
Grupo: Amigos


2 - A brinquedoteca da nossa escola
Grupo: Super Estrelas