Quem somos

Quem somos
Nós somos o grupo de alunos da 4ª série C da Escola Estadual Amélia Moncon Ramponi, temos um professor muito legal que se chama Daniel e com ele nós aprendemos sobre diversos assuntos que nos tornam mais experientes e responsáveis com o mundo que nos cerca.

Porque criamos este blog

Porque criamos este blog
Toda sexta-feira a nossa turma participa de um momento diferente que se chama Ateliê Digital, que é uma parceria da nossa escola com o Instituto Eurofarma.

Neste ateliê, aprendemos a entrevistar, fazer reportagens, trabalhar com máquina fotográfica, gravador, computador e, além disso, aprendemos também que a internet é uma ferramenta muito importante para a comunicação, desde que os conteúdos publicados sejam interessantes, inteligentes e criativos.

Para colocar em prática tudo que aprendemos resolvemos criar este blog, assim podemos compartilhar nossos estudos e experiências escolares.

18 de set. de 2011

Regiões brasileiras

O Brasil é um país extenso e possui muitas características diferentes. Para administrar um país tão extenso e diverso, é preciso conhecer estas características, assim como os problemas. Para facilitar a divulgação e análise dos dados pesquisados , o Brasil é dividido em regiões, cada uma reunindo estados ou municípios com algumas características em comum. A divisão mais usada atualmente foi criada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1969. A atual regionalização do IBGE divide o Brasil em cinco regiões: Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Os critérios considerados foram os aspectos econômicos e naturais que os estados têm em comum, respeitando sempre os limites dos estados.
(Fonte: Aprender Juntos Geografia, Leda Leonardo da Silva. Edições SM, 2ª edição, São Paulo, 2008.)


Região Centro-Oeste

Compõe-se dos estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. Possui um território de 1 604 852 km2 (18,9% do território nacional). Sua população é de cerca de 12 milhões de habitantes.

Região Nordeste

Compõe-se dos estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Possui um território de 1 556 001 km2 (18,2% do território nacional), dentro dos quais está localizado o Polígono das secas. Sua população é pouco superior a 50 milhões de habitantes.

Região Norte

Compõe-se dos estados: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins. Possui um território de 3 851 560 km2 (45,2% do território nacional), e uma população pouco superior a 14 milhões de habitantes – o que faz dela a região com menor densidade demográfica.

Região Sudeste

Compõe-se dos estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Possui um território de 927 286 km2 (10,6% do território nacional). Sua população é de cerca de 77 milhões de habitantes.

Região Sul

Compõe-se dos estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Possui um território de 575 316 km2 (6,8% do território nacional) e sua população é de mais de 26 milhões de habitantes.

Os limites das regiões sempre coincidem com limites de estados, não havendo estados que se espalhem por duas regiões.
A área correspondente ao estado de Tocantins (integrante da região Norte), por ter sido originária do desmembrado de Goiás (Centro-Oeste), foi a última alteração na delimitação das regiões brasileiras.

Neste contínuo estudo sobre as regiões brasileiras, seguiremos com mais algumas informações sobre a Região Sudeste, que teve a colaboração da aluna Kailene.

        O Sudeste é formado pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Por ser a região com maior desenvolvimento econômico do Brasil, suas cidades atraem pessoas de todo o país e do mundo. Assim,no Sudeste é grande a presença de aspectos culturais de todas as regiões brasileiras e de vários países.
       Hoje no Sudeste predominam as paisagens alteradas pelo ser humano. Originalmente, porém, a Mata Atlântica recobria toda a região. Sua devastação começou no século XVI, com a exploração do pau-brasil, depois com a derrubada da mata para pastagens e cultivos e, mais tarde, com a construção de cidades.
       Atualmente, projetos de preservação buscam conter o desmatamento e recuperar parte dessa vegetação, rica em espécies vegetais e animais.
        Nas atividades rurais, o Sudeste destaca-se com a agricultura moderna e o extrativismo mineral. O estado de São Paulo, por exemplo, é uma das mais ricas regiões agrícolas do mundo, com especial destaque para a produção de laranja, cana e soja, enquanto Minas Gerais é um grande produtor de café. No extrativismo, destacam-se as produções de pretróleo, no Rio de Janeiro, e minério de ferro e manganês, em Minas Gerais.
        As indústrias, que começaram a ser instaladas em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro no início do século XX, são uma importante atividade econômica do Sudeste. Ainda hoje a região concentra a maior parte das indústrias brasileiras.
        A partir da década de 1970, porém, incentivadas principalmente por benefícios concedidos pelo governo federal, muitas indústrias saíram do Sudeste para se instalar em outras regiões, sobretudo Norte e Nordeste. A partir daí, nas grandes cidades do Sudeste passaram-se a desenvolver mais intensamente o comércio e os serviços, hoje as principais atividades econômicas da região.
Grandes cidades do Sudeste
        Devido ao desenvolvimento econômico alcançado, o Sudeste é a região com maior número de habitantes do país. Atraídas pela possibilidade de conseguir emprego ou busca de serviço especializados, sobretudo nas áreas de saúde e educação, muitas pessoas migraram de outras regiões, especialmente no Nordeste, para as grandes cidades do Sudeste.
        No entanto, o rápido crescimento do número de habitantes dessa cidades nem sempre foi acompanhado do aumento de moradias, instalação de redes de água e esgoto, construção de escolas, hospitais e outros serviços. Além disso, com a mudança de muitas indústrias para outras cidades e o uso cada vez maior de máquinas nas diversas atividades econômicas, houve redução dos postos de trabalho, aumentando o desemprego. Com isso, ampliaram-se as desigualdades sociais e a violência nas grandes cidades  do Sudeste.
Saiba mais
São Paulo é a maior cidade do Brasil e uma das maiores do continente americano. A vida nessa cidade é intensa. O movimento de pessoas e veículos é grande tanto durante o dia quanto à noite. Isso se deve à enorme variedade de atividades e eventos que existem na cidade.
(Fonte: Aprender Juntos Geografia, Leda Leonardo da Silva. Edições SM, 2ª edição, São Paulo, 2008.)

fonte: www.redebrasileira.com/mapas
Região Nordeste

          A região Nordeste é formada pelos estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Todos eles são banhados pelo oceano Atlântico e, com exceção do Piauí, os outros estados têm sua capital no litoral.
          Na região predominam a vegetação de Caatinga e o clima semiárido, com um longo período do ano sem chuva. Por causa disso, há muitos rios temporários no Nordeste.
          Elementos fortemente presentes na cultura nordestina, como a capoeira, o frevo, o hábito de comer tapioca, o repente e muitos outros que eram considerados típicos da região, estão presentes em todo país, devido principalmente à migração de nordestinos para outras regiões.
         Repente: Também conhecido como desafio, é uma disputa poética cantada. Os repentistas estabelecem um duelo de improvisação, respondendo às perguntas ou provocações do adversário. No intevalo entre a pergunta e a resposta, é executado um pequeno trecho musical.
Fonte: Tou Tube ( Davi e Daniel)

(Fonte: Aprender Juntos Geografia, Leda Leonardo da Silva. Edições SM, 2ª edição, São Paulo, 2008.)